METODOLOGIA
Metodologia de administração pública das relações étnicas baseada em evidências, gestão pública integrada intersetorial das relações raciais e aproximação entre poder público e demandas sociais são os princípios que delimitam o escopo, definem os objetivos e norteiam o espírito do presente projeto de pesquisa.
Em seu escopo mais amplo, o principal objetivo da iniciativa de pesquisa é desenvolver instrumentos para monitorar, diagnosticar e aperfeiçoar a gestão pública de políticas raciais em Niterói.
Tendo por base o levantamento amostral da aplicação da Lei Federal 10.639/03 e da Lei Municipal 3.534/2020, respectivamente sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e a reserva de vagas para a população negra no serviço público municipal, o GIRA busca esculpir uma metodologia de administração pública das relações raciais baseada em novas evidências.
Metodologia com potencial de munir a gestão municipal com ferramentas adequadas ao tratamento de um tema socialmente delicado, estruturadas a partir de sólidos procedimentos técnicos, estabilidade essencial num quadro de polarização ideológica e negacionismo anticientífico cada vez mais predominante dentro e fora do país.