PROJETO “NITERÓI QUE QUEREMOS”

Contemplado pelo Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), parceria entre a Prefeitura Municipal de Niterói e a Universidade Federal Fluminense, Gestão municipal da igualdade racial e políticas inclusivas de educação e trabalho no município de Niterói: estudos e ações para sua implementação é uma iniciativa interdisciplinar que envolve pesquisadores da Administração Pública, da Antropologia, das Ciências Sociais, do Direito, da História, da Sociologia.

O título da proposta, propositivamente autoexplicativo, serviu de inspiração para  que o grupo se apropriasse dos significados por trás da sigla GIRA — Gestão da Igualdade Racial. Adotado pelo grupo coordenado pela professora Flavia Rios, da Sociologia, e pelo professor Douglas Leite, do Direito, o nome-fantasia é um modo de, sem negligenciar a relevância e urgência da proposta, apresentar-se publicamente.

Com miras a desenvolver uma metodologia de monitoramento, diagnóstico e fomento da gestão pública de políticas raciais na cidade de Niterói, o eixo condutor das ações das 3 frentes que guiam o trabalho do GIRA acompanha a aplicação da Lei 10.639/2003 no ensino fundamental (sobre a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira) e do Estatuto Municipal de Igualdade Racial (Lei Municipal 3.534/2020), que dispõe sobre reserva de vagas para a população negra no serviço público da cidade.

As Frentes do Projeto

 

 

Os trabalhos do GIRA estão organizados em três frentes de trabalho encarregadas de, fundamentalmente, acompanhar, estudar, analisar, sistematizar e propor ações voltadas à promoção da igualdade racial em Niterói. A ideia é estabelecer uma metodologia de monitoramento de trabalho, em articulação com os demais órgãos da burocracia municipal e com os movimentos da sociedade civil organizada.

FRENTE 1: GESTÃO

Diagnóstico e aperfeiçoamento institucional da gestão de promoção da igualdade racial no município de Niterói.

FRENTE 2: EDUCAÇÃO

Implementação de práticas e instrumentos  para a aplicação da Lei 10.639/2003 na rede pública de ensino.

FRENTE 3: TRABALHO

Estudos e ações orientados à execução do programa de reserva de vagas para a população negra no serviço público.

Núcleos e pessoas

 

 

Contemplado pelo Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), parceria entre a Prefeitura Municipal de Niterói e a Universidade Federal Fluminense, o GIRA é uma iniciativa interdisciplinar que envolve pesquisadoras e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Administração Pública, Antropologia, Ciências Sociais, Direito, História e Sociologia se articulam dentro do projeto coordenado pela professora Flavia Rios, do Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos (N.E.G.R.A.), e pelo professor Douglas Leite, do Centro UFF de Estudos sobre Desigualdades Globais (CDG).

Produtos

 

 

Diferentes produtos foram pensados para fortalecer a agenda da igualdade racial na cidade de Niterói, a partir de diálogo permanente e de ações conjuntas entre a Universidade Federal Fluminense e os agentes públicos do município. São publicações, cursos, diagnósticos e orientações voltados para o desenvolvimento da educação e do trabalho, fundamentais para o enfrentamento das desigualdades raciais na cidade.

CARTILHA

Publicação antirracista, relatório-síntese com dados sobre desigualdades e com normas e propostas para políticas públicas de igualdade racial.

E-BOOK

O e-book Niterói mais igual reúne experiências e reflexões sobre as políticas públicas de inclusão étnico-racial na cidade.

CURSOS E WORKSHOPS

Cursos, oficinas ou workshops voltados para a formação de professores, diretores, coordenadores e demais gestores públicos.

ARTIGOS

Artigos com textos de divulgação científica publicados em revistas acadêmicas e em periódicos relevantes e de circulação nacional.

NOTAS TÉCNICAS

Ampliação do diálogo com formuladores de políticas públicas  e educadores, por meio  de grupos de trabalho e compartilhamento de dados, diagnósticos e análises.

RELATÓRIOS

Acompanhamento parcial do desenvolvimento do projeto, com dados e balanços parciais sobre os estudos das desigualdades raciais em Niterói.

Skip to content