PESSOAS

Iniciativa interdisciplinar que envolve pesquisadores da Administração Pública, da Antropologia, das Ciências Sociais, do Direito, da História, da Sociologia.

Flavia Rios

Flavia Rios

É professora da UFF e coordena o projeto Gestão municipal da igualdade racial e políticas inclusivas de educação e trabalho no município de Niterói: estudos e ações para sua implementação (PDPA/FEC, 2020-2022). Coordenadora do Grupo de estudos e Pesquisa Guerreiro Ramos (NEGRA) e integra o programa de pós-graduação em sociologia(PPGS/UFF). Atualmente integra o Comitê Científico do AFRO/CEBRAP e integra o projeto Vozes do Genocídio da Juventude Negra (CNPq/2019).Tem experiência na área de Sociologia Política e da Cultura, com ênfase nos estudos sobre ação coletiva, teorias interseccionais, relações raciais e de gênero, Ditadura Militar e democracia, educação e políticas Públicas de igualdade racial. É coautora do livro Lélia Gonzalez (Summus,2010) e coorganizadora dos livros Negros nas Cidades Brasileiras (Intermeios/FAPESP, 2018) e Por um feminismo afro-latino-americano (Zahar,2020).

Douglas Leite

Douglas Leite

Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense. Graduado em Direito e Mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Integra o Centro de Ciências Sociais Históricas de estudos sobre Desigualdades Globais (CDG/UFF). É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Justiça Administrativa e Docente do Curso de Tecnólogo em Segurança Pública e Social (INCT-InEAC UFF/ Fundação CECIERJ). Tem interesse de pesquisa e trabalhos publicados na área de História Social da Escravidão e do Trabalho, com ênfase no tema do associativismo e do mutualismo no século XIX, e no tema das políticas públicas de igualdade racial.

Ana Cláudia Cruz da Silva

Ana Cláudia Cruz da Silva

Danilo Sales do Nascimento França

Danilo Sales do Nascimento França

É doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo, fez pós-doutorado no NEPO-Unicamp (Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” da Universidade Estadual de Campinas) e venceu o prêmio Lélia Gonzalez de Manuscritos Científicos sobre Raça e Política na categoria Recém-Doutor (2021). Atualmente, é professor do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense e pesquisador do NEGRA-UFF (Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos) e do AFRO-CEBRAP (Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento).

Juliana Vinuto

Juliana Vinuto

Pesquisadora de pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFF. Doutora em sociologia pela UFRJ, com estágio doutoral de um ano no Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales (CESDIP – França). Mestre em sociologia e graduada em ciências sociais, ambos pela USP. Integrante do Negra-UFF (Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos), Laesp-UFF (Laboratório de Estudos sobre Conflitos, Cidadania e Segurança Pública) e do Necvu-UFRJ (Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana).

Raquel Guilherme De Lima

Raquel Guilherme De Lima

Doutora em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, mestre em Sociologia pelo antigo IUPERJ e graduada em Ciências Sociais pela UFMG. Atualmente, é professora do Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense. Já atuou como consultora e colaboradora das seguintes instituições: Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Iser, ONU-Habitat, Centro de Estudos e Memória da Juventude CEMJ e CAed/UFJF. Trabalha com diferentes metodologias e, principalmente, com os seguintes temas de pesquisa: desigualdades sociais, educação, trabalho e trajetórias.

“Considero uma imensa oportunidade participar de um projeto no qual a universidade e a prefeitura de Niterói celebraram uma parceria em prol da melhoria do serviço público e da redução da desigualdade racial e social no município”.

Tâmis Parron

Tâmis Parron

Professor do Instituto de História da UFF, Estuda as relações históricas entre liberalismo, escravidão e economia mundial capitalista pelas perspectivas da sociologia histórica, da teoria crítica e da história conceitual. É autor de A Política da escravidão no Império do Brasil (Civilização Brasileira, Prêmio Jabuti em Ciências Humanas) e coordenador da coleção Narrativas da escravidão (Hedra, eleita para o PNLD 2021). Foi Volkswagen Fellow em Harvard (2016-2017).

Caio Jardim

Caio Jardim

Fillipe Alves

Fillipe Alves

Gabriel Melo

Gabriel Melo

Henrique Rodrigues Moreira

Henrique Rodrigues Moreira

Doutorando pelo programa de pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ), mestre em Sociologia (PPGS/UFF) e licenciado em Ciências Sociais (ESR/UFF). Possui experiência com projetos de iniciação científica, iniciação à docência e editoração de periódicos científicos. Tem trabalhado com dados públicos governamentais, tais como: dados do mercado de trabalho brasileiro e legislação trabalhista, orçamento público federal e dados educacionais. No GIRA, tem colaborado com o levantamento, organização e disseminação de dados que permitam a avaliação da execução de políticas de promoção da igualdade racial a nível local e nacional.

“Trabalhar com a equipe do GIRA tem sido um divisor de águas na minha carreira acadêmica. O projeto tem se constituído, por um lado, em um importante espaço de aprendizado, treinamento e capacitação; por outro, essas experiências têm nos municiado para que possamos qualificar um dos debates mais importantes de qualquer realidade local no Brasil: as possibilidades de enfrentamento das desigualdades socioeconômicas, especialmente as desigualdades raciais”.

Huri Paz

Huri Paz

Mestrando em Sociologia pela USP – Universidade de São Paulo, atualmente desenvolve pesquisas sobre desigualdades raciais, identidades negras, implementação da lei 10.639/03 nas escolas municipais de Niterói e assassinatos de políticos no Brasil. Pesquisador vinculado ao Afro/CEBRAP – Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.

Júlia de Oliveira Moreira

Júlia de Oliveira Moreira

Júlia de Oliveira Moreira é graduanda em direito pela UFF. Participou do Programa de Tutoria Acessível do Sensibiliza-UFF como ledora acessível e estagiou na Justiça Federal, seção judiciária do Rio de Janeiro. Atualmente estagia na Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro.

“O projeto é essencial para a cidade de Niterói, tanto para auxiliar a gestão em suas políticas quanto para a população em geral. A “cidade sorriso” precisa enfrentar a desigualdade racial, que é uma contradição enorme para um município de IDH tão elevado. É uma honra poder contribuir com esse trabalho ao lado de pessoas que admiro tanto.”

Karen Souza

Karen Souza

Jornalista e historiadora baiano-bogotana nascida no Rio de Janeiro. Suas pesquisas históricas buscam refletir sobre as metaconfigurações do capitalismo a partir de estudos que situam a escravidão negra nas Américas e o conhecimento científico ocidental no centro do debate sobre desequilíbros sistêmicos mundiais de longa duração. Integra o Centro UFF de Estudos sobre Desigualdades Globais (CDG), o Núcleo Escritas da História/Historiografias do Sul, e o Núcleo de História Comparada Mundial (Commun).

“Em tempos de silêncios e calos que reiteram trocas desiguais, ser parte do GIRA é mais do que um grito por igualdade racial. É chamado, fala, registro; escolha identitária, social, política.”

Lara Prata Miranda

Lara Prata Miranda

Graduada em ciências sociais pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, integra o programa de pós-graduação em Sociologia no PPGS/UFF (2021-2023). É pesquisadora do NEGRA – Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos/UFF e do  AFRO/CEBRAP (CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO). Foi  pesquisadora de iniciação científica do CNPq (2019-2020/2020-2021). No GIRA – Gestão da Igualdade Racial (Niterói), atua nas pesquisas sobre  educação.

Leonardo Santana

Leonardo Santana

Nascido na cidade do Rio de Janeiro, é graduando de Administração Pública na Universidade Federal Fluminense – UFF. Além de integrar a Frente 1 do GIRA, atua no grupo de pesquisa sobre Administração Pública, e tem uma curta experiência com pesquisa sobre drogas psicoativas na UENF. É Coordenador de Assuntos Estudantis no Diretório Acadêmico de Administração Pública – DAAP.

Luciana Silva

Luciana Silva

Mateus Almeida

Mateus Almeida

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com período sanduíche na Universidade Eduardo Mondlane (UEM-Moçambique). Professor de Sociologia na Secretaria de Educação do Estado de Alagoas e pesquisador vinculado ao Núcleo Afro do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (AFRO/CEBRAP) e a Gestão da Igualdade Racial (GIRA/UFF).

“É uma honra participar de um projeto como este que se propõem a impactar de maneiras positivas diferentes esferas sociais do município de Niterói, a fim de contribuir para uma Niterói menos desigual e mais aberta a inclusão, diferença e diversidade”

 

Rodrigo Luis Veloso

Rodrigo Luis Veloso

É bacharel em Relações Internacionais, formando em direito e, atualmente, mestrando em sociologia na Universidade Federal Fluminense. Trabalhou em empresas privadas, na Defensoria Pública do Rio de Janeiro e, como assessor, na Câmara dos Deputados do Congresso Nacional. Nesse momento, colabora como colunista eventual em portais online da mídia. É um dos coordenadores do Movimento Unificado pela Diversidade, membro do Comitê Popular de Crise, da Frente Estadual LGBTI RJ e da Articulação Judaica de Esquerda.

” Fico feliz de poder participar de uma iniciativa tão importante, onde minhas experiências anteriores podem ser úteis para avançar na diminuição das desigualdades na cidade de Niterói. Venho dos movimentos sociais e também de uma disciplina de estudos e trabalhos que vão me ajudar a ser uma engrenagem nesse propósito.”

Skip to content