PESSOAS
Douglas Leite - Coordenador
Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense. Graduado em Direito e Mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Integra o Centro de Ciências Sociais Históricas de estudos sobre Desigualdades Globais (CDG/UFF). É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Justiça Administrativa e Docente do Curso de Tecnólogo em Segurança Pública e Social (INCT-InEAC UFF/ Fundação CECIERJ). Tem interesse de pesquisa e trabalhos publicados na área de História Social da Escravidão e do Trabalho, com ênfase no tema do associativismo e do mutualismo no século XIX, e no tema das políticas públicas de igualdade racial.
Flavia Rios - Vice-coordenadora
É professora da UFF e coordena o projeto Gestão municipal da igualdade racial e políticas inclusivas de educação e trabalho no município de Niterói: estudos e ações para sua implementação (PDPA/FEC, 2020-2022). Coordenadora do Grupo de estudos e Pesquisa Guerreiro Ramos (NEGRA) e integra o programa de pós-graduação em sociologia(PPGS/UFF). Atualmente integra o Comitê Científico do AFRO/CEBRAP e integra o projeto Vozes do Genocídio da Juventude Negra (CNPq/2019).Tem experiência na área de Sociologia Política e da Cultura, com ênfase nos estudos sobre ação coletiva, teorias interseccionais, relações raciais e de gênero, Ditadura Militar e democracia, educação e políticas Públicas de igualdade racial. É coautora do livro Lélia Gonzalez (Summus,2010) e coorganizadora dos livros Negros nas Cidades Brasileiras (Intermeios/FAPESP, 2018) e Por um feminismo afro-latino-americano (Zahar,2020).
Christy Ganzert Pato
É doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Ciência Política, também pela USP. Iniciou seus estudos em Ciências Sociais na USP, em 1996, formando-se em 1999. Atualmente, é Coordenador-Geral de Estratégia da Educação Básica, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi consultor convidado pela CEPAL-ONU (2017) para a elaboração do Plano de Ação Regional com vistas à implantação da Nova Agenda Urbana na América Latina; integrou a Delegação Brasileira na III Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III); foi Diretor-Presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo (2015-2017); foi professor convidado do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP (2015); e exerceu as funções de: Assessor Especial e Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de São Paulo (2013 a 2015); e Diretor da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP). Foi também Professor do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS (2010 – 2019), Professor do Departamento de Economia da PUC-SP (2006 a 2010), Conselheiro do Conselho de Pesquisa da USP (2008-2010) e Professor da Universidade Federal de Uberlândia (2004-2006).
Ariene Salgueiro
Doutoranda em Ciência Política na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com Mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Pesquisa políticas de transferência de renda, em especial o Bolsa Família e seus efeitos intergeracionais, além das desigualdades raciais e de gênero no âmbito político, econômico e social.
Helbson de Ávila
Helbson de Avila, mestre em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), desenvolve pesquisas centradas na influência da imprensa negra no pensamento social brasileiro, especialmente durante a ditadura militar. Com formação em Ciências Econômicas, ele alia a análise acadêmica ao ativismo, atuando no Movimento Negro Unificado e coordenando iniciativas relacionadas à igualdade racial e economia solidária. Participante ativo de eventos acadêmicos de relevância, Helbson apresenta estudos sobre racismo, saúde pública e desigualdades estruturais, consolidando uma trajetória que combina rigor científico e compromisso social transformador.
Henrique Rodrigues Moreira
Doutorando pelo programa de pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ), mestre em Sociologia (PPGS/UFF) e licenciado em Ciências Sociais (ESR/UFF). Possui experiência com projetos de iniciação científica, iniciação à docência e editoração de periódicos científicos. Tem trabalhado com dados públicos governamentais, tais como: dados do mercado de trabalho brasileiro e legislação trabalhista, orçamento público federal e dados educacionais. No GIRA, tem colaborado com o levantamento, organização e disseminação de dados que permitam a avaliação da execução de políticas de promoção da igualdade racial a nível local e nacional. Também é coordenador institucional do Observatório de Ações Afirmativas na Pós-graduação (Obaap), do Afro-CEBRAP.
Jhonatan Bento da Silva
Mestre em Administração Pública e Governo (FGV/EAESP) e em Ciência Política (UFMG), com graduação em Relações Internacionais (UFRRJ). Integrou a equipe de coordenação do I Programa de Desenvolvimento de Lideranças Negras na Gestão Pública da Fundação João Pinheiro (PLN/FJP) e atua como professor tutor no Programa de Formação em Gestão da Educação para a Equidade Racial (IFSP, Ceert, Secadi/MEC). Seus interesses de pesquisa incluem Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Ativismo Negro.
Jhonatan Bento da Silva
Mestre em Produção do Espaço Urbano, Geografia na Universidade Federal Fluminense (UFF – Niterói). Possui título de Licenciatura em Geografia pela mesma universidade. Atua como analista e consultor de dados geoespaciais para fins acadêmicos e institucionais.
Talita Silva de Souza Azevedo
Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Atuação em iniciação científica pelo projeto Índice de Monitoramento e Desenvolvimento de Políticas de Igualdade Racial (INDEPIR). Integra o Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos (NEGRA). Integro também, Laboratório de Análises e Pesquisas em Democracia e Cidades (LADEC). Educadora Popular e atuante na coordenação do Pré-vestibular Social Dr. Luiz Gama, projeto de extensão da Faculdade de Direito da UFF e Coletivo Direito Popular.
Tâmis Parron
Professor do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Estuda as relações históricas entre liberalismo, escravidão e economia mundial capitalista pelas perspectivas da sociologia histórica, da teoria crítica e da história conceitual. É autor de A Política da escravidão no Império do Brasil (Civilização Brasileira, Prêmio Jabuti em Ciências Humanas) e coordenador da coleção Narrativas da escravidão (Hedra, eleita para o PNLD 2021). Foi Volkswagen Fellow em Harvard (2016-2017).