Neste 13 de maio, dia em que a Lei Áurea completa 136 anos desde que aboliu, ao menos formalmente, a escravatura no país, anunciamos que, na última quarta-feira (08/05), a equipe do Gira concluiu a última etapa da fase de pré-teste do survey que subsidiará a criação do Índice de Monitoramento do Desenvolvimento das Políticas de Igualdade Racial, o Indepir. O instrumento possui pouco mais de 50 questões divididas em 05 eixos: 1. Perfil do/a respondente; 2. Governança e gestão; 3. Orçamento; 4. Planejamento; 5. Institucionalização da política de promoção da igualdade racial.

Cada um destes eixos abriga questões fundamentais para compreender o grau de comprometimento dos municípios com as políticas de igualdade racial, a trajetória e a experiência local com estas políticas e as capacidades administrativas, orçamentárias, materiais e de recursos humanos para elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas antirracistas.

A etapa de pré-teste é fundamental para garantir que o instrumento de pesquisa tenha capacidade de fornecer as informações necessárias para a realização dos estudos. Para isso, uma versão preliminar do questionário foi aplicada a gestores/as de 04 cidades-membros da Rede Global de Cidades Antirracistas. Acompanhados/as por pesquisadores/as do Gira, os/as gestores/as fizeram o exercício de responder as questões, verificando se aspectos como o comando das perguntas, organização do formulário e termos utilizados são compreensíveis e se seu entendimento esteve de acordo com o comportamento esperado pela equipe na formulação das questões. Assim, tem-se a chance de aprimorar o questionário antes de sua circulação oficial pelos demais municípios da Rede – o que deve ocorrer ainda nesta terceira semana de maio.

Para esta etapa, foram eleitas 04 municípios, sendo 01 de “Pequeno Porte I”, 02 de “Grande Porte” e 01 “Metrópole”. Também foram considerados aspectos como a diversificação de capacidades administrativas, fiscais e de recursos humanos, diversificação territorial e diferenciação no que diz respeito à trajetória de experiências com as políticas de igualdade racial.

Agora, a equipe do Gira segue na reta final dos preparativos para lançamento do survey oficial. A radiografia a ser proporcionada por este instrumento possibilitará uma avaliação inédita das políticas antirracistas em âmbito municipal. Os dados também possibilitarão a criação do Indepir, um indicador numérico e sintético (tal como o IDH, por exemplo) que permitirá a síntese de todo o levantamento e o ranqueamento das cidades, estimulando que esforços sejam feitos para melhorar, cada vez mais, estas políticas específicas.

Mais informações sobre a Rede estão disponíveis aqui no site e outros dados sobre os municípios estão resumidos no Painel de Monitoramento, criado pela equipe.

Skip to content