No dia 23 de novembro de 2023, parte da equipe do Gira participou do XI Seminário Fluminense de Sociologia, organizado pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e realizado na sede da universidade, no campus Gragoatá, em Niterói-RJ.

Na oportunidade, a discente Talita Azevedo e os discentes Helbson de Ávila e Henrique Moreira apresentaram o trabalho “A ‘Rede de Cidades Antirracistas’ e as capacidades estatais para promoção da igualdade racial: aspectos normativos e dados preliminares”. A participação se deu no grupo de trabalho “Relações raciais e racismo no Brasil contemporâneo”, coordenado pelo professor Danilo França (UFF), o qual colabora com o Gira em diversas ocasiões.

No trabalho, os discentes destacaram dados preliminares do desenvolvimento da Rede, a composição da iniciativa à época, bem como dados socioeconômicos, administrativos e documentais coletados em bases públicas e nos portais das prefeituras que compõem o convênio. Em breve, os resultados destes levantamentos serão disponibilizados para consulta.